Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Facebook
WhatsApp
Email

O Tiro Esportivo é um esporte que vem crescendo cada vez mais, principalmente entre as mulheres.

Para incentivar cada vez mais mulheres a começar a praticar o esporte, hoje trouxemos o depoimento da Gliciane Magna sobre como é a relação dela com o tiro esportivo.

“Meu nome é Gliciane Magna Catarino Maia. Sou, mãe, professora, nascida e criada na cidade de Valença – RJ. Comecei a participar tiro esportivo no ano de 2017, quando fiz meu primeiro curso com o melhor técnico que temos no Brasil atualmente.

Aprendi a atirar e logo fui convidada, pelo então técnico da Seleção brasileira de tiro ao prato, para preencher a vaga na equipe brasileira de fossa olímpica e, neste mesmo ano, obtive 3º Lugar no Campeonato Sudamericano de Fossa Olímpica e 3º Lugar no Campeonato Brasileiro de Fossa Olímpica, que deu bastante destaque ao Clube de Valença, que veio a receber da Confederação Brasileira um equipamento completo de fossa olímpica para instalar no nosso clube.

No ano de 2018, passei para uma outra modalidade, um pouco diferente, mas que também é de tiro ao prato, que chamamos de Trap Americano. Fiquei em 3º lugar no campeonato brasileiro em 2018 e em 2019, fiquei em 2º Lugar no Campeonato Brasileiro, também na modalidade de Trap 100 individual, perdendo apenas por 1 ponto. O que me garantiu nesse ano de 2019 o 1º Lugar no Ranking Brasileiro de Tiro ao Prato Trap 100 individual Damas.

Durante esses três anos, fui Campeã Estadual invicta de Tiro ao Prato Trap 100 e me destaquei como Top Gun (melhor atiradora), em algumas etapas das competições que participei dentro e fora do nosso Estado. Fui atleta revelação em 2017 e atleta exemplar em 2018 indicada pelo Clube que participo, que é o Clube de Tiro, Caça e Pesca de Valença. Sou árbitra Nacional de Tiro ao Prato e campeã de algumas Copas Beretta. Em 2019 representei nosso país, estado e cidade no evento chamado Grand American que acontece nos Estados Unidos, obtendo a melhor pontuação feminina brasileira do evento com 99 pontos de 100.

Além disso, defendi o Clube no Campeonato Estadual de 2019, o qual o Clube foi Campeão Estadual, atirando nas modalidades de: Mira aberta 25m calibre menor e calibre maior; Mira aberta 50m calibre maior e calibre menor; Duelos Light com Pistola e com Revólver, calibre maior e calibre menor; Pistola e Revólver calibre maior e calibre menor; Mira aberta Puma fogo central; que garantiu uma pontuação massiva para o CTCPV neste ano. Embora essas não fossem a minha modalidade oficial, que eu faço meus treinos e tenho equipamento próprio.

O tiro é uma modalidade esportiva muito segura, seguimos todos os protocolos de segurança e equipamentos para que nenhum acidente ocorra. Somente pode participar desse esporte as pessoas aptas judicialmente e com comprovação de laudos técnicos e psicológicos.

Diferente de muitos esportes que o atleta precisa começar cedo, no tiro ao prato podemos iniciar com qualquer idade. A iniciação não depende de força nem preparo físico e o desempenho depende de treino.

O ano de 2020 foi um ano muito difícil para várias pessoas e comigo não foi diferente…, diversos fatores alheios a minha vontade, me afastaram e me fizeram deixar esse esporte que se tornou uma paixão na minha vida, o qual sempre me destaquei com louvor, trazendo vários títulos importantes para nosso estado. Mas já recuperada em 2021, estou voltando às pedanas de tiro, aos treinos, e aos campeonatos. Estou renovando minha documentação e não tenho mais meus equipamentos, mas garra e força de vontade nunca me impediram de recomeçar em várias situações difíceis que passei na vida, assim como muitas mulheres guerreiras que conheço e honro. Por isso estou muito feliz em poder contribuir com esse trabalho tão especial feito no mês dedicado a nós que nunca perdemos a esperança e a fé em dias melhores.

Gratidão!”

 

 

Facebook
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.